Neste capítulo não se pode adiantar muita coisa... posso sim, fazer-vos um resumo da minha curta experiência nesta bela aldeia que é São Pedro do Rio Seco.
O meu primeiro contacto com São Pedro do Rio Seco aconteceu no princípio deste século. Na altura visitei-a com o meu grande amigo Sérgio Queirós, a aldeia pareceu-me abandonada mas muito bonita. Tive o prazer de conhecer a Tia Alice e apreciar um belíssimo lanche em sua casa! A minha primeira experiência em São Pedro não durou mais do que umas horas, e embora me tenha agradado bastante, nunca me ocorreu poder vir a viver e trabalhar aqui.
A adaptação a vida nesta aldeia não tem sido difícil. Apesar de ter poucos habitantes, (principalmente muito poucos jovens) e a comunicação via Telemóvel ou Internet nem sempre ser fácil, viver aqui é uma experiência muito interessante e enriquecedora. Todas as pessoas se conhecem, cumprimentam-se, são simpáticas e extremamente preocupadas com a minha estadia, o primeiro imigrante na aldeia em muito anos. Há muita curiosidade em saber quem eu sou e a quem pertenço, o que é natural. São poucos os dias em que não me batem à porta curiosos com a Associação e ao mesmo tempo perguntando se estou bem, se necessito algo, sempre preocupados com o meu bem-estar.
Esta tem sido uma experiência nova para mim, pois apesar de já ter vivido em diferentes lugares durante algum tempo, nunca tinha vivido num local assim, o que me tem agradado profundamente!
Eventos previstos
Como primeira iniciativa duma série de eventos que esperamos que se venham a realizar, a Associação Rio Vivo tem o prazer de anunciar que no próximo dia 30 de março se realizará o primeiro evento oficial desta Associação. No espaço do Pavilhão de São Pedro do Rio Seco e também na sua zona envolvente, realizar-se-á uma Feira de Artesanato, com produtos exclusivamente oriundos desta aldeia. A animação estará garantida por um grupo de concertinas que actuará ao longo do dia. De manhã, com uma arruada e depois à tarde a festa prossegue, já no espaço do Pavilhão de São Pedro do Rio Seco. Este evento tem a cooperação da Junta de Freguesia de São Pedro do Rio Seco e da ASTA.
Ainda neste fim-de-semana de Carnaval, no dia 13 de Fevereiro pelas 20:30, realizar-se-á uma Tertúlia, organizada pela ASTA, na sua casa de Almeida “Canto com Alma”, com o tema “O benefício das crises”. Este evento terá a colaboração da Associação Rio Vivo, com a participação de alguns dos seus elementos.
Calendário Agrícola
Sendo esta a primeira edição desta rubrica, tenho de vos garantir que tudo o que aqui será escrito é da inteira responsabilidade da gente de São Pedro. Pois recorrerei a estas pessoas para aumentar o meu conhecimento neste tema, tornando esta secção um conjunto de ideias, conselhos e informações adaptado a cada estação do ano.
Assim, e porque mais uma vez estamos a viver um Inverno algo rigoroso, embora com alguns dias atípicos (talvez consequência do aquecimento global) são poucas as hortas que sobreviveram à geada. No entanto há que pensar já no cultivo da Primavera. A Tia Alice Queirós, já se começou a preparar, tendo já feito um pequeno viveiro com os vegetais que depois transplantará para a sua horta onde irão crescer.
Um momento de reflexão
Um outro facto que nos mostra que o clima está a mudar é a cegonha e a sua permanência em Portugal durante o Inverno. Nos primeiros dias aqui em São Pedro, com muito frio e alguma chuva, reparei que um dos ninhos da torre da Igreja já tinha duas cegonhas! Falei com algumas pessoas aqui da terra, que me disseram que estes pássaros já tinham migrado para África e pelos vistos tinham regressado. Ou este Inverno vai ser muito curto, ou estas cegonhas têm o seu relógio biológico muito acelerado. Talvez outra consequência do aquecimento global e dos fenómenos atmosféricos extremos, da sua maior repetição e imprevisibilidade. Será este acontecimento um prenúncio das mudanças que aí virão? O que vai ser de nós?!
André Cid
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
olá! adorei ler o que escreveste, saber que estás a gostar disso e principalmente do orgulho em fazeres parte desse projecto! se não nos cruzarmos em breve, vou passando aqui para saber notícias :)
ResponderEliminarana (necas)
OLÁ BOA NOITE E PARABÉNS. O BLOGUE MUITO GOSTARIA DE PODER CONTAR COM AS VOSSAS NOTÍCIAS, POIS NÓS OS AUTORES, LUISA E LUI PASSÁMOS A SER VOSSOS ASSIDUOS LEITORES.
ResponderEliminarBEM HAJAM