quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escola Viva


A Escola Viva nasce da oportunidade de fazer renascer a escola em S. Pedro do Rio Seco. A escola primária está fechada porque o número de crianças existentes na freguesia não é suficiente para manter uma escola aberta. Mas a escola pode, e deve, continuar aberta, viva, com actividades para as pessoas que vivem em S. Pedro do Rio Seco e arredores. E muitas são as ideias do que se poderá fazer na escola.Por isso, apresento um projecto que tem como objectivo desenvolver na escola um espaço de convívio, de aprendizagem e de lazer para os residentes da freguesia e para quem queira participar/usufruir dela.
A escola
A escola é um espaço muito agradável e acolhedor. Tem um jardim, um parque infantil, 2 casas de banho, uma sala de aulas onde podemos encontrar mais de 20 mesas e cadeiras, um quadro negro, aquecimento (salamandra e aquecedor eléctrico) e armários.
Este espaço pode ser utilizado de imediato, no entanto seria bom fazer, além de uma boa limpeza, alguns arranjos, principalmente nas casas de banho que estão um pouco degradadas e também no hall que lhes dá acesso. Uma ideia pode ser a de colocar uma porta de vidro a fechar esse hall junto às casas de banho, por forma a proteger do frio e do vento e a não tirar a luz natural que tem.
Temos que ter em atenção o quadro eléctrico. Será que tem potência para ligar as luzes, um aquecedor e vários computadores? Temos que rever a salamandra e o processo de aquecimento (vi que está a entrar água perto da salamandra).  O Hall de entrada da escola também deveria ser aquecido para desenvolvermos actividades nesse local, poderia ser mais uma sala de trabalhos, para já ou para mais tarde.É necessário, mais tarde arranjar armários para guardar materiais utilizados nas diversas actividades. Há ainda que tratar do jardim, quem sabe uma actividade a desenvolver na escola.

O que fazer na Escola Viva?
O Objectivo da Escola Viva é ser um espaço de convívio, de aprendizagem e de lazer para os residentes da freguesia e para quem queira participar/usufruir dela.É um espaço que pode estar ocupado com actividades o nº de horas por dia que se pretenda. Para já, o objectivo é que a escola esteja aberta todos os dias da parte da tarde, e em cada dia da semana deverá haver uma actividade diferente.

Actividades regulares a desenvolver:
- Artes - barro e/ou pintura ou outras...
- Informática
- Ginástica
- Grupo musical - Canto (coro), instrumentos musicais, dança, teatro...
- Trabalhos manuais – crochet, tricot, bordados, tear, costura, etc...
- Guitarra
- Jardinagem/horticultura
Estas actividades, uma ou duas por dia (no caso de uma ser desenvolvida dentro da sala e outra no exterior), deverão decorrer entre as 14 horas e as 17 horas.
Poderão participar delas homens, mulheres, jovens e crianças, que tenham interesse e disponibilidade. Haverá um professor /animador para cada actividade.
Para que tudo isto funcione na mesma sala, esta tem que ser polivalente, ou seja, a disposição dos móveis terá que ser adaptada a cada actividade: um dia é necessário que saiam todas as mesas e cadeiras do centro da sala (para fazer ginástica); noutros dias é preciso juntar todas as mesas no centro da sala, (para as artes e trabalhos manuais); noutro dia é preciso haver apenas cadeiras no centro da sala (guitarra), etc ...
Haverá ainda espaço para desenvolver workshops nos mais diversos temas que tenham interesse para a população local ou a outras pessoas:
- Apicultura
- Poda das árvores
- Como fazer sabão através de óleos usados
- Sessões de cinema/leitura de jornais/revistas ou livros com debate sobre os mesmos no final.
- etc...
Com o tempo poderá fazer-se um levantamento de temas que as pessoas gostariam que fossem desenvolvidos em Workshops.


- Artes - barro e/ou pintura
 ..."Gosto muito de pintar. Quando me concentro e começo a pintar, parece que entro num mundo diferente. As imagens vão surgindo na minha mente e eu vou pintando. A pintura tem que vir de dentro, do interior de cada um”...
A prática artística tem-se mostrado relevante para proporcionar maior riqueza interior,vitalidade e qualidade de vida. A experiência em arte é capaz de engrandecer toda e qualquer prática da vida humana.
No trabalho criador o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a observação, a percepção, a imaginação, o raciocínio e o controle da motricidade ampla e fina.
No processo de aprendizagem e criatividade o ser humano deve procurar conhecer as suas emoções, libertar-se das tensões, ajustar-se, organizar o pensamento, sentimentos, sensações e formar até mesmo hábitos de trabalho, enfim educar-se e incluir-se no meio social
A inclusão da arte na nossa escola, tem também como objectivo contribuir de forma significativa no processo de criação pessoal dos envolvidos e no papel que cada um desempenha na cultura e na sociedade actual.
Trabalhar com barro ou pintar, é fácil e muito criativo, podemos fazer trabalhos dos mais fáceis aos mais elaborados.

Para desenvolver estas actividades é necessário :
- 1 professor
-. Barro:
- Barro
- Alguidares
- Espátulas
- Rolo da massa
- Tintas
- Pincéis
- 1 forno para cozer o barro ??
- etc...

Pintura:
- Papel
- Telas
- Lápis
- Borrachas
- Tintas
- Pincéis, Etc...


- Informática
...“Comecei por mexer no computador, coisa que eu não sabia. Depois a Internet, um curso que me deu muito interesse, sei que é bom para pudermos falar com familiares fora do país e não só e depois vieram o Word, o excell e o Power Point. Gostei de tudo, mas o que gostei mais foi do Word. Aprendi a escrever textos para transmitir aos outros o que sei e o que gostaria de lhes dizer...”
A utilização da informática, nos dias de hoje, é uma forma de manter a actividade física, intelectual e social. É uma forma de comunicação com os que estão fora e também com os que estão próximos e é a possibilidade de estar a par de tudo o que acontece no mundo à distância de 1 clic: ler as notícias do dia, pesquisar sobre um acontecimento, sobre um assunto de interesse para os participantes desta actividade, etc...
Para desenvolver estas actividades é necessário :
- 1 professor
- Computadores
- Écrans
- Ratos
- Teclados
- Webcam
- Microfones
- Internet fixa banda larga (linha telefónica)
- Wireless
- 1 impressora sem fios
É necessário ainda que a rede eléctrica tenha capacidade e que haja fichas eléctricas suficientes.

- Ginástica
A ginástica pode ser a solução na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida. Cada vez mais vemos pessoas com vontade de vencer as barreiras impostas pelo avanço da idade.
Mas, para as pessoas com alguma idade, os benefícios duplicam, pois o simples facto de poderem praticar algum tipo de actividade física já melhora e muito a sua qualidade de vida, aumentando a resistência e força muscular que são necessárias para tarefas comuns do dia-a-dia. De uma forma geral, as actividades físicas podem trazer respostas rápidas e eficientes, a doenças como a obesidade, a osteoporose, ligamentos e tendões fracos, diminuição dos reflexos de acção e reacção, diminuição da coordenação motora.
O exercício físico, além de combater a obesidade, o que evita e retarda o surgimento de diabetes, melhora também a capacidade aeróbica (respiração) sendo possível reduzir a perda de massa óssea e em alguns casos recuperá-la. Além de fortalecer os músculos e os ossos, a actividade física ajuda a diminuir os riscos de quedas e de fracturas de fémur e quadril, tão temidas após os 60 anos.
Os exercícios físicos também ajudam a levantar a auto-estima das pessoas, pois elas sentem-se mais bonitas, capazes e independentes, produzindo a agradável sensação de bem-estar, estimulando a resolução de pequenos desafios e consequentemente diminuindo a depressão.
Para desenvolver estas actividades é necessário:
- 1 professor
- Colchões
- Arcos
- Bolas, etc...

- Grupo musical - Canto (coro), dança e instrumentos musicais
Sensibilizar, despertando a musicalidade que há em cada indivíduo é o interesse maior desta actividade ser desenvolvida em grupo e com jovens e adultos. O trabalho em grupo busca equilibrar os interesses pessoais de cada um com a vivência em grupo, surgindo, momentos de expressão artística, improvisação musical e de relações sociais.
Portanto, pode-se dizer que o que ocorre é um trabalho de EXPRESSÃO E VIVÊNCIA MUSICAL individual e em conjunto. A importância de se fazer música em grupo é a troca, tanto de questões práticas e musicais, como de questões como o respeito, doação, integração...unidade.
Aprender a tocar um instrumento por mais simples de tocar que seja, cantar canções conhecidas e aprender novas canções, dançar músicas populares, ou ir mais além desenvolvendo uma peça musical, são algumas das linhas de desenvolvimento desta actividade.

Para desenvolver estas actividades é necessário:
-1 professor
- Instrumentos musicais

- Guitarra
A guitarra é mais uma actividade ligada à música que pode ou não ser dada em separado, dependendo da existência de alunos jovens ou menos jovens que queiram aprender.

- Trabalhos manuais – crochet, tricot, bordados, tear, costura, etc...
“Alegrar as tardes e reforçar os laços de união” - Este é o objectivo desta actividade a desenvolver na escola Viva.Fazer crochet, tricot, bordados, costura, ou outra arte manual sozinha em casa ou fazer fora de casa, em grupo, faz a diferença.
Um encontro de pessoas à volta de uma mesa, onde cada uma desenvolve a sua arte, sozinha ou em grupo, ou até num trabalho único com um objectivo comum, onde conversam, ouvem música, lêem um conto, conversam sobre um tema actual do interesse dos presentes, ... desenvolvem a sua criatividade, as relações socias, fazendo o que mais gostam.
No final apresentam os seus trabalhos à comunidade mais alargada, fazem uma exposição, uma venda, quem sabe?
Para desenvolver estas actividades é necessário :
-1 animador
- Materiais para trabalhar (podem levar de casa ou arranjar-se na escola para todas)
- Uma máquina de costura?

- Jardinagem/horticultura
A jardinagem/horticultura traz muitos benefícios à saúde. Reduz o stresse e é terapêutico.
A jardinagem/horticultura praticada de forma habitual é bastante recomendada e utilizada na reabilitação de pacientes com problemas de socialização, deficiências físicas, hipertensos e até mesmo pessoas com problemas mentais.
Diversos estudos científicos comprovam os efeitos benéficos da jardinagem/horticultura sobre a saúde. Reduz a pressão arterial e stresse, ajuda a regular o funcionamento do coração, relaxa os músculos, revitaliza a energia e acima de tudo oferece uma nova perspectiva sobre as coisas e a vida.
O ato de cuidar do jardim ou da horta por si só traz muitos benefícios físicos ao corpo. Andar, abaixar, levantar, cavar, enterrar, dentre outras inúmeras acções, queima muitas calorias. A jardinagem aumenta a flexibilidade a reforça as articulações do corpo.
Ensinar e aprender como cuidar de um jardim ou de uma horta, ou simplesmente fazê-lo porque se gosta. Desenvolver uma tarefa em conjunto, ter o prazer de manter o jardim ou a horta da escola arranjados e bonitos com a ajuda de muitos, trazer as crianças e jovens a colaborar, são alguns dos objectivos da jardinagem na Escola Viva
Para desenvolver estas actividades é necessário :
-1 professor
- materiais para trabalhar

Conclusão
Por fim e porque é comum a todas as actividades, é preciso boa vontade, animação, alegria, boa disposição e muita criatividade.É necessário haver temas para desenvolver, temas que façam com que as pessoas se envolvam, em conjunto, por boas causas. Que não haja tempos mortos, silêncios. Que haja música, animação e boa disposição.Que se arranje um rádio e um leitor de dvs para se ouvir música e um écran para se verem uns filmes e ainda livros e jornais/revistas para se fazerem sessões de leitura e debates de temas actuais e importantes para o mundo de hoje.

VIVA a Escola VIVA !!!!!!